Prefeito de São Miguel do Araguaia renuncia e vice assume gestão do município

Nélio Pontes Cunha

O prefeito da cidade de São Miguel do Araguaia, Dr. Nélio (PSDB), decidiu nesta quarta-feira, 28, renunciar ao cargo. Políticos ligados ao agora ex-prefeito afirmam que a gestão de Nélio estava sob pressão após descumprimento de promessas de campanha devido à baixa receita da Prefeitura. Vice-prefeita Azaide Borges (PTN) assumirá o cargo.

A carta renúncia foi enviada para a Câmara de Vereadores, o gestor justifica que estaria tomando a decisão devido à retomada de seu ofício como médico em Goiânia.

Veja o texto da carta.

À população de São Miguel do Araguaia, meus amigos e minha família,

Entrei para a vida pública após trinta anos dedicados à medicina. Presenciei o sofrimento da população com a falta de estrutura dos hospitais e tantas outras mazelas que estamos habituados a ver nas páginas dos jornais e nas nossas próprias ruas. Aceitei o desafio de me candidatar na esperança de poder contribuir para sanar esses problemas e garantir para a população de São Miguel do Araguaia um futuro melhor.

Dois anos e oito meses depois de assumir a prefeitura, concluo que as circunstâncias econômicas e políticas do país inviabilizaram o meu sonho. A situação fiscal do município não é diferente das outras esferas do poder. A falta de recursos impede investimentos e também de atender a população como ela realmente merece. Não é exagero dizer que qualquer chefe do executivo hoje no país tornou-se um mero gestor de massa falida.

Muitas vezes não se entende que esse é um reflexo de um sistema burocrático e arcaico. Infelizmente, o prefeito de turno pouco ou nada pode fazer para mudar essa situação. Em um país centralizador como o nosso, os meios para transformar essa realidade permanecem em Brasília.

O único resultado possível nesse cenário é a insatisfação. Em primeiro lugar, do cidadão, que não enxerga um retorno equivalente à carga esmagadora de impostos pagos; e também a minha, por não conseguir atender as expectativas da população. 
Tenho enfrentado esse desafio com a cabeça erguida. Os resultados são visíveis: frentes de trabalho foram executadas, atraímos grandes eventos para o município e conquistamos importantes vitórias. Ainda assim não consigo me sentir satisfeito.

Aos poucos, percebi que sinto falta de exercer a minha grande paixão: a medicina. É uma vida dedicada a acolher as pessoas em seu momento de maior fragilidade e contribuir para a sua recuperação. É a profissão com a qual sempre sonhei, que me realiza e que muito me faz falta. Soma-se a isso a ausência da minha família, que, por questões pessoais, não pode residir em São Miguel do Araguaia.

Ponderando sobre todos esses pontos, anuncio que decidi renunciar ao cargo de Prefeito de São Miguel do Araguaia.

À reportagem, o deputado estadual Tião Caroço (PSDB), que é ligado ao prefeito, diz que o gestor tem um perfil sério e destaca seu lado humano, querido entre a população carente. Diz ainda que o médico tem extremo reconhecimento em sua profissão.

Sair da versão mobile