Produto em questão é uma opção não cirúrgica e reversível à vasectomia
Embora a pesquisa para contraceptivos masculinos de modo geral tenha encontrado alguns obstáculos, pesquisadores britânicos podem ter encontrado uma alternativa.
Segundo o The Guardian, o medicamento Vasalgel foi testado com sucesso em macacos e pode ser movido para testes em humanos em breve. Ao longo de um ano, nenhum dos macacos conseguiu engravidar uma fêmea.
O produto funciona como uma vasectomia: gel sela os dutos dos testículos, impedindo que os espermatozoides saiam na ejaculação. O medicamento é injetável e os cientistas não encontraram nenhuma reação adversa. Nada de irritação, nada de acne e, especialmente, nenhum impacto sobre a libido.
“Ficamos impressionados que esta alternativa funcionou em todos os macacos” disse ao jornal britânico a veterinária-chefe do experimento, Angela Colagross-Schouten.
A parte boa é que o tratamento poderia ser uma alternativa mais barata e menos invasiva à vasectomia, além de ser mais facilmente reversível. O objetivo agora é levantar o dinheiro necessário para conduzir os testes clínicos em humanos.