Ação se iniciará nesta sexta-feira e será intensificada até a próxima terça-feira, Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia lança nesta sexta-feira, 27, uma campanha de combate à hanseníase. O evento será realizado no Cais da Chácara do Governador, região sul da Capital.
O tema da campanha é “Hanseníase: Quem tem informação, busca atendimento” e visa alertar a população para os sintomas e tratamento da doença. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Flúvia Amorim, ressaltou o objetivo da iniciativa.
“A Campanha tem como intuito sensibilizar a população para o diagnóstico precoce e a importância do tratamento contra a hanseníase”, disse a diretora.
Com o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Goiás e do Distrito Federal (Crefito 11), a SMS viu os números da hanseníase caírem no estado. No ano passado, houve 157 novos casos, ou seja, cerca de 10 casos a cada 100 mil habitantes. A meta da secretaria, porém, é reduzir a proporção para 2 casos a cada 100 mil habitantes.
A doença
A SMS pede para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas da doença. Manchas brancas, vermelhas com dormência e/ou ausência de suor nos locais das manchas são indícios de Hanseníase.O contágio se dá pelas vias aéreas no contato com infectados.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza medicamentos para o tratamento da patologia. O período para tratar a doença varia de seis meses a um ano. Os especialistas alertam que interromper o tratamento pode resultar no agravamento do quadro.
*com informações da SMS Goiânia.